Skip to main content

Gimnasia x Colón

A Copa da Liga Argentina tinha um sábado dos desesperados. Foram quatro jogos válidos pela última rodada da fase de classificação, com cinco times correndo riscos de rebaixamento. Com o Arsenal de Sarandí rebaixado de antemão, o penúltimo colocado na tabela anual (contando também o Campeonato Argentino) seria condenado à segunda divisão. Unión, Colón, Gimnasia, Sarmiento e Vélez estavam ameaçados. Pois a combinação de resultados proporcionou um jogo extra, com uma decisão para evitar a queda. Dirigido por Kily González, o Unión foi o grande vitorioso da tarde, ao deixar a zona de rebaixamento por vencer o Tigre. Assim, como Colón e Gimnasia perderam e terminaram com os mesmos 45 pontos, precisarão fazer uma partida de desempate. A princípio, o confronto acontecerá na próxima quarta-feira, em jogo único e campo neutro.

O Gimnasia pode amargar um jejum de quase um século sem conquistar o Campeonato Argentino, mas é um clube tradicionalmente presente na primeira divisão. Desde o início do profissionalismo, em 1931, o Lobo disputou 83 edições da elite. Foram apenas 11 temporadas na segundona, com a passagem mais recente entre 2011 e 2013. Já o Colón tem menos presenças na primeira divisão, 44 no total. Também passou mais recentemente pela segundona, com uma breve ausência na elite em 2014/15. O que espanta é que os sabaleros tiveram bons momentos recentes. Foram os campeões da própria Copa da Liga em 2021, presentes na Libertadores de 2022. Além disso, certamente foi mais amargo ver o rival Unión se salvando nesta rodada decisiva.

A rodada final

O futebol argentino previa dois rebaixados nesta temporada, depois da virada de mesa que diminuiu de três para dois o número de condenados. Um dos times que cairia seria o lanterna da tabela de promédios, que considera o desempenho nas últimas três edições da liga. O Arsenal de Sarandí consumou o descenso, após quatro anos seguidos na elite. Já o outro rebaixado viria da tabela anual, que soma Campeonato Argentino e Copa da Liga. Como o Arsenal também é o último colocado nesta somatória, a vaga na segundona ficaria para o penúltimo. No entanto, o regulamento previa um desempate (ou vários) em caso de igualdade nos pontos.

Cinco times começaram a rodada final ameaçados. O Unión de Santa Fe era quem se via mais a perigo, com 43 pontos. Colón e Gimnasia apareciam logo acima com 45 pontos. O Sarmiento só cairia numa hecatombe, com 46. Também estava mais tranquilo o Vélez, com 46 pontos. Nesta rodada final, o Vélez tinha a vantagem de fazer um confronto direto com o Colón em Liniers. O Unión também atuava em casa, ao receber o Tigre em Santa Fe. Já o Gimnasia visitaria o Banfield, enquanto o Sarmiento pegaria fora de casa o Platense. Banfield e Platense não estariam a passeio, na briga pelos mata-matas da Copa da Liga, com o Tigre já eliminado.

O Vélez foi exatamente quem conquistou a vitória mais tranquila, ao aplicar um 3 a 1 contra o Colón dentro do José Amalfitani. Santiago Castro e Diego Gómez anotaram os dois primeiros na etapa inicial e Claudio Aquino ainda garantiu o terceiro, antes que Javier Toledo descontasse. Neste cenário, os sabaleros precisavam do tropeço do rival Unión, o que não aconteceu. Os santafesinos garantiram o triunfo por 1 a 0 sobre o Tigre, com um lindo gol de Kevin Zenón em cobrança de falta, aos 37 minutos. O Tigre ainda pressionou na segunda etapa, mas sem passar pelo goleiro Sebastián Moyano. Ao apito final, rolou até uma invasão de campo da torcida do Tatengue em Santa Fé. O técnico Kily González, aos prantos, era muito festejado.

Estremecedoras imágenes: así SUFRIÓ y VIVIÓ el Kily González el final en Santa Fe. Tras el partido, lágrimas de PASIÓN y ¡UNIÓN ES DE PRIMERA! pic.twitter.com/JgwlRje3Qb

— SportsCenter (@SC_ESPN) November 25, 2023

Neste cenário, o Gimnasia precisava pelo menos de um empate na visita ao Banfield. Perdeu por 2 a 0. Um gol contra de Yonatan Cabral deu a vantagem para os alviverdes aos 14 do segundo tempo. Jesús Miguel Soraire matou a partida num contra-ataque, aos 47. Assim, pouco importou a derrota do Sarmiento na visita ao Platense. O time dirigido por Martín Palermo garantiu o 1 a 0 aos 43 do primeiro tempo, com um gol de bicicleta anotado por Ronaldo Martínez.

Banfield e Platense fecham o sábado na zona de classificação às quartas de final da Copa da Liga, mas sob riscos de serem ultrapassados na sequência do final de semana. Curiosamente, outros três times ameaçados de queda seguiam com chances de classificação: Vélez, Colón e Sarmiento. Agora, ninguém mais pode avançar, mas só o Colón é que tem reais motivos para lamentar.

Em termos de nomes, o Colón possui um elenco mais tarimbado. Ramón Ábila, Paolo Goltz e Emmanuel Más são alguns dos figurões treinados por Israel Damonte. Já o Gimnasia não tem os mesmos medalhões, mas possui mais tradição para tentar a sobrevivência sob as ordens de Leonardo Madelon. Vai ser um jogo bastante tenso para definir quem permanece na primeira divisão. Ao menos, eles terão uma sobrevida depois de uma rodada final em que platenses e santafesinos não cumpriram suas missões.

Leave a Reply