Skip to main content

Arsenal

Agora líder da Premier League, o Arsenal voltou à colocação em que permaneceu por boa parte da última temporada. Desta vez, porém, os Gunners não querem dar o mesmo mole e perdê-la repentinamente ao longo da disputa. Para isso, recebem o Wolverhampton no Emirates Stadium, neste sábado (2), pela 14ª rodada, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ a partir das 12h (de Brasília).

E apesar da nova temporada, que promoveu algumas mudanças, como chegadas e saídas de jogadores, por enquanto o time londrino vai fazendo um início de campanha parecido ao da última. A grande diferença, porém, é que na passada, mesmo com um desempenho superior ao da atual no quesito de pontos somados (primeiro critério da classificação), a equipe de Mikel Arteta não estava na ponta do Campeonato Inglês.


Na temporada 2022/23, o Arsenal somou 31 pontos nas primeiras 13 rodadas e teve um desempenho de dez vitórias, um empate e duas derrotas. O Manchester City, por sua vez, era quem liderava a classificação, com 32 na tabela, um empate a mais e uma derrota a menos.

À época, o Arsenal ainda teve dois jogos adiados e por conta disso precisou disputá-los só mais tarde, passando algumas rodadas com partidas a menos em relação aos demais adversários. No fim das contas, a sequência rendeu mais três pontos, já que os Gunners perderam um jogo (Manchester City 3 x 1) e venceram o outro (4 x 0 no Everton).

No fim das contas, a equipe londrina terminou com o vice-campeonato, com 84 pontos somados, cinco a menos do que o City, que sagrou-se o campeão na reta final da disputa.

Na atual campanha (2023/24), a equipe londrina lidera com 30 pontos, ou seja, um a menos do que na temporada passada, além de nove vitórias, três empates e uma derrota. Ou seja, até aqui, o Arsenal perdeu menos, porém, empatou mais e também venceu menos.

O que permitiu a liderança já neste momento da competição foi, na verdade, o desempenho abaixo dos seus adversários em comparação com a última temporada. O City, por exemplo, é o atual vice-líder com 29 pontos, três a menos do que em 2022/23.

Por outro lado, na última temporada, na mesma altura da competição, mesmo ocupando o segundo lugar os Gunners tinham uma vantagem maior para o 3° na tabela, que na época era o Newcastle, com sete pontos a menos. Hoje, porém, a diferença de pontuação é menor: apenas um ponto para o Liverpool.

Até mesmo o Aston Villa, quarto colocado, ameaça os Gunners, uma vez que também soma os mesmos 28 pontos dos Reds e poderia, inclusive, passá-lo na tabela de acordo com os resultados desta 14ª rodada.

Em relação à artilharia e defesa, na última temporada a equipe marcou 30 gols e sofreu 14 nos 13 primeiros jogos. Na atual, são 27 marcados e dez sofridos, com um tento positivo a mais no saldo +17.

“Acho que há mais níveis por vir, espero que sim. Temos que continuar a fazer muitas das coisas que fazemos bem nos jogos para ganhar o direito de vencer, mas acho que ainda podemos melhorar e ser mais consistentes”, disse Arteta, em coletiva na sexta-feira (1°), véspera do jogo.

“(O jogo de amanhã) será diferente, não será o mesmo e não podemos esperar o mesmo. Esta equipe será diferente da temporada passada e, esperançosamente, muito diferente da próxima temporada, e isso faz parte da evolução”, prosseguiu.

“Deixar algumas coisas no passado para dar lugar a coisas novas é uma transição. Queremos continuar competitivos e vencer jogos e penso que a equipe está competindo muito bem”.

Onde assistir a Arsenal x Wolverhampton?

Arsenal x Wolverhampton terá transmissão, ao vivo, pela ESPN no Star+, neste sábado (2), às 12h (horário de Brasília).

Fonte: ESPN

Leave a Reply